A comunicação entre as pessoas é fundamental para determinarmos o desenvolvimento de uma comunidade. Estamos em constante processo cotidiano de varias possibilidades comunicativas.
Foi, pensando nos seres humanos, como seres que constituem o dialogo, que resolvi postar um texto que fale da linguagem e da interação na sala de aula.
O texto apresenta a linguagem e a interação numa sala de aula, por muito de suas relações verbais, a fim, de compreender melhor a negociação interacional da sala de aula, pouco conhecidas pelos professores em geral.
O efeito de sabermos 'quem é quem' numa sala de aula processa-se pela interação do professor e dos alunos entre as paredes de uma sala de aula. Dessa forma, o texto escrito, foca na constituição do núcleo de grande interesse para o ensino e para a aprendizagem, especialmente no que se refere ao desempenho do professor.
A interação na sala de aula, através da linguagem, é fundamental para a compreensão de fatores que condicionam o fracasso escolar e a evasão
escolar, que muito colaboram para que a educação em nosso país se encontre em degraus baixos dentro do parâmetro mundial.
Outro conceito de interação deve ser tomado em toda sua complexidade.
A concepção dialógica/discursiva da interação parte das condições materiais: histórico/sociais e psico/afetivas de sua configuração.
A noção de interação aqui não é reduzida a sua espécie de "cirurgia categorial" das ciências sociais e nem é predicada como necessariamente positiva. Apenas, a interação pode ser definida como ação de reciprocidade.
Na pratica, o que os alunos mais sentem é que precisam reformular suas falas, adequado-as a situações e locais.
Infelizmente, essas condições de defesa de falas não são permitidas a esses alunos.
A conseqüência dessa violência linguistica se expressa, geralmente, na criação de sentimentos de incompetência e de insegurança por parte desses alunos. Resultando, numa rejeição do aprendizado e em altas taxas de fracasso escolar.
O texto foca a intenção de oportunidades que o professor, através da linguagem, numa interação na sala de aula, proporciona para a formação de alunos mais competentes e responsáveis para a Educação Brasileira.
Partimos do pressuposto que a linguagem e a interação são necessariamente, uma interação que leva em consideração diversos fatores entre os quais estão a distancia e a aproximação social e cultural dos interlocutores e os tipos de relações que se operam entre as pessoas, podendo ser mais ou menos amistosa e/ou mais ou menos profissionais.
Portanto, o tratamento do sociointeracionista entre as pessoas, é uma condição inerente ao fenômeno de uma cultura para outra cultura, mesmo tendo regras em sentido universal.
Sendo assim, a sala de aula é um local de diversas interações em que a linguagem é um elemento fundamental, já que, através dela que a socioconstrução do conhecimento se realizara.
Ao observarmos, o panorama da Educação Brasileira, notaremos que o trabalho do docente costuma vir atrelado às linhas metodológicas dos processos de ensino e da aprendizagem, norteadas por diversas teorias educativas.
O professor preocupado em promover interações construtivas do ponto de vista da aprendizagem e o ponto de vista da interação, valoriza as intervenções do aluno e sempre as solicitam. Sem a possibilidade de participação efetiva, do aluno, não ha possibilidade de criação na sala de aula.
Se a "fala" é um recurso especial para que o aluno marque presença na aula, é preciso também que ele seja "ouvido". Propõe-se, então, ao professor a quebra dessa rigidez e que o mesmo deixe o aluno falar e, assim efetua-se as trocas de interações, através da linguagem para que aconteça uma comunicação interacionista.
Solange Gomes
legal...
ResponderExcluirSolange,amei sei artigo, vc me ajudou muito na pesquisa sobre este mesmo tema.
ResponderExcluirobrigada, vou referir seu artigo em minha pesquisa.Super abraço. Rose.