segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A Importância da Linguagem e da Interação na Sala de Aula

A comunicação entre as pessoas é fundamental para determinarmos o desenvolvimento de uma comunidade. Estamos em constante processo cotidiano de varias possibilidades comunicativas.
Foi, pensando nos seres humanos, como seres que constituem o dialogo, que resolvi postar um texto que fale da linguagem e da interação na sala de aula.
O texto apresenta a linguagem e a interação numa sala de aula, por muito de suas relações verbais, a fim, de compreender melhor a negociação interacional da sala de aula, pouco conhecidas pelos professores em geral.
O efeito de sabermos 'quem é quem' numa sala de aula processa-se pela interação do professor e dos alunos entre as paredes de uma sala de aula. Dessa forma, o texto escrito, foca na constituição do núcleo de grande interesse para o ensino e para a aprendizagem, especialmente no que se refere ao desempenho do professor.
A interação na sala de aula, através da linguagem, é fundamental para a compreensão de fatores que condicionam o fracasso escolar e a evasão
 escolar, que muito colaboram para que a educação em nosso país se encontre em degraus baixos dentro do parâmetro mundial.
Outro conceito de interação deve ser tomado em toda sua complexidade.
A concepção dialógica/discursiva da interação parte das condições materiais: histórico/sociais e psico/afetivas de sua configuração.
A noção de interação aqui não é reduzida a sua espécie de "cirurgia categorial" das ciências sociais e nem é predicada como necessariamente positiva. Apenas, a interação pode ser definida como ação de reciprocidade.
Na pratica, o que os alunos mais sentem é que precisam reformular suas falas, adequado-as a situações e locais.
Infelizmente, essas condições de defesa de falas não são permitidas a esses alunos.
A conseqüência dessa violência linguistica se expressa, geralmente, na criação de sentimentos de incompetência e de insegurança por parte desses alunos. Resultando, numa rejeição do aprendizado e em altas taxas de fracasso escolar.
O texto foca a intenção de oportunidades que o professor, através da linguagem, numa interação na sala de aula, proporciona para a formação de alunos mais competentes e responsáveis para a Educação Brasileira.
Partimos do pressuposto que a linguagem e a interação são necessariamente, uma interação que leva em consideração diversos fatores entre os quais estão a distancia e a aproximação social e cultural dos interlocutores e os tipos de relações que se operam entre as pessoas, podendo ser mais ou menos amistosa e/ou mais ou menos profissionais.
Portanto, o tratamento do sociointeracionista entre as pessoas, é uma condição inerente ao fenômeno de uma cultura para outra cultura, mesmo tendo regras em sentido universal.
Sendo assim, a sala de aula é um local de diversas interações em que a linguagem é um elemento fundamental, já que, através dela que a socioconstrução do conhecimento se realizara.
Ao observarmos, o panorama da Educação Brasileira, notaremos que o trabalho do docente costuma vir atrelado às linhas metodológicas dos processos de ensino e da aprendizagem, norteadas por diversas teorias educativas.
O professor preocupado em promover interações construtivas do ponto de vista da aprendizagem e o ponto de vista da interação, valoriza as intervenções do aluno e sempre as solicitam. Sem a possibilidade de participação efetiva, do aluno, não ha possibilidade de criação na sala de aula.
Se a "fala" é um recurso especial para que o aluno marque presença na aula, é preciso também que ele seja "ouvido". Propõe-se, então, ao professor a quebra dessa rigidez e que o mesmo deixe o aluno falar e, assim efetua-se as trocas de interações, através da linguagem para que aconteça uma comunicação interacionista.
Solange Gomes

2 comentários:

  1. Solange,amei sei artigo, vc me ajudou muito na pesquisa sobre este mesmo tema.
    obrigada, vou referir seu artigo em minha pesquisa.Super abraço. Rose.

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