segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O Perfil da Escola ou Realidade Perversa?

A crônica apresentada, infelizmente, mostra o abuso que foi criado e a transformação da escola nos dias atuais. Onde a escola como um espaço de harmonia e respeito foi invadida por uma Perversa Realidade da sociedade, não permitindo aos seus cidadãos um cotidiano calmo e sereno na busca de seus ideais. E, mais, a crônica foi construída com experiência própria do que presenciei em vários núcleos educacionais.

A educação escolar, nos dias atuais deveria ser um espaço privilegiado para crianças, jovens e adultos das camadas populares, a fim de terem acesso ao conhecimento cientifico e artístico do saber sistematizado e elaborado, do qual a população de baixa renda, infelizmente, é excluída por viver num meio social desfavorecido.
É uma Realidade Perversa o que acontece nos dias atuais na escola. Curiosamente, sempre estamos à procura de um 'culpado' por todos esses problemas que é a verdadeira "identidade" das escolas brasileiras.
Alem disso, notamos no nosso cotidiano flagrantes e atitudes preconceituosas nos atos, gestos e falas acontecendo no ambiente escolar.
A escola é o espaço onde se encontra a maior diversidade cultural e social, também é o lugar mais discriminado. Tanto é verdade que existe escolas para ricos e para pobres; de boa e má qualidade, respectivamente. Por isso, trabalhar as diferenças é um desafio para o professor, por ele ser o mediador do conhecimento, ou melhor, um facilitador do processo ensino/aprendizagem.
A construção da identidade coletiva dos professores se faz presente na problematização assumida por seus autores e reconhecida publicamente. Partindo do modo com que os professores apresentam-se como ator e da auto-imagem que revelam.
A crônica descreve como abordarem as razões e os modos de viver em conjunto, bem como a dinâmica das interações que realizam, envolvendo conflitos, negociações, intercâmbios e decisões.
É assim, que se ouve falar em 'crise da escola', 'crise de identidade do professor', assim como ha quem diga estar "em busca" de sua identidade. Todavia, estudar as relações de "identidade da escola" é tarefa que se torna possível pelas muitas contribuições teóricas já existentes, tanto no que se refere à abordagem individual quanto à coletiva.
O que se requer é que, na mudança permaneça nela um espaço para a criação de um mundo sem colapsos, sem privilégios e sem medo. Sem esquecer a coragem para realizar suas necessárias transformações.
Solange Gomes

Um comentário:

  1. Devido a essa diversidade das escolas a arte de ensinar se torna cada dia mais difícil, mas é um fardo que carregamos com prazer. Parabéns.

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