quinta-feira, 21 de julho de 2011

EMOÇÃO

A emoção é o reconhecimento de nosso sistema cognitivo, ou seja, temos pleno conhecimento dele e podemos refletir sobre ele.
Uma emoção ou um sentimento nunca é inconsciente.
Uma emoção é a resposta externa do nosso corpo visual e publico, gerando uma resposta dramatizada no nosso consciente humano.
Ao falarmos na emoção estamos, diretamente, falando de nossos medos, nossas tristezas, nossas raivas, nossas decepções; sendo as nossas emoções a forma mais precisa e direta de nos conhecer a si mesmo.
A emoção é uma palavra simples de se pronunciar, mas na verdade um sentimento complexo de ser sentido.
As emoções funcionam como um turbilhão e, nem sempre temos tempo ou habilidade para compreender o que sentimos dentro de nós. Só sei que conhecermos as nossas próprias emoções nos impede de vivermos muitos conflitos.
Será a emoção entendida como um estado de animo, uma reação intensa e breve ao nosso organismo frente às situações???
Não sei... Talvez, seja um estado afetivo de uma reação agradável ou penosa, quando a emoção que sentimos é prolongada...
Ou, talvez, seja um estado mais profundo da nossa capacidade de reflexão, um estado afetivo mais tranqüilo e duradouro das emoções existentes dentro de nós.
Assim, somos todos nós, a vida e o tempo...
Todos entreguem à força das emoções em cada dia, a cada momento, a cada (re) nascer...
Vamos recriando a vida, a vida inteira recriando...
Hoje, eu sou a RAZÂO e amanhã serei minha própria EMOÇÃO!!!

Solange Gomes

8 comentários:

  1. Solange,
    Com a EMOÇÃo a gente sente a alegria, a tristeza, a raiva, nossas decepções e nos conhecemos melhor...
    Excelente artigo que bem define o que seja o ser humano nos seus labirintos da própria existência!
    Abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  2. Olha que ótimo esse texto, Solange. Preciso te confessar que estou girando nele, principalmente na frase final.

    Não sei também. Fiquei aqui refletindo se é possível separar razão de emoção. Não creio que alguém consiga ser racional um dia inteiro, apenas e tão somente. Seria algo como escolher o dia e a hora para se emocionar, ou não. Hoje vou me emocionar. Amanhã não. Ou sim. Uma máquina pensante. Realmente subjetivo o tema. A cada um afeta de um modo em particular.

    Bom, este comentário não é uma contrariedade em relação a seu texto, fique claro. É meu jeito de comentar mesmo, como um diálogo interior. rs

    Parabéns pelo texto e obrigada pelas leituras dos meus.

    bj

    ResponderExcluir
  3. Amiga Rosa,

    De forma alguma, eu encaro o seu comentário como uma contradição ao texto escrito, até porque, nada foi afirmado que, o indivíduo programa suas ações e tem como resultado no dia seguinte suas reações do que foi o melhor: ser racional ou emocional.

    O seu comentário é fruto do seu inconsciente e, reafirmo à você que somos produto das nossas emoções tiradas das nossas razões... Ser racional o tempo inteiro é utóppia, a pessoa não vive e nem curte suas emoções. Todavia, levar a emoção e a trazer para o seu cotidiano também é falso... Ninguém é verdadeiro vivendo só de um lado da moeda. O que devemos é contrabalançar os lados e seguir nossa trajetória.

    Agradecida pela presença.

    Bjns.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Solange! Eu possuo uma forte tendência a racionalizar demais tudo. Isso , no entanto, não me bloqueia as emoções. Só faço uma tremenda força para não deixar que elas comandem minhas ações. Às vezes acho isso positivo, outras nem tanto, já que oportunidades de manifestá-las em tempo e lugares certos passam por causa dessa resistência racional. Assim, estou a cada dia tentando mais e mais equilibrar razão e emoção (mas não é fácil). rsrs.

    Excelente o seu artigo. Meu abraço. paz e bem.

    ResponderExcluir
  5. Olá Cacá,

    Agradeço sua presença ao artigo e, reafirmo que é uma atitude normal sermos impulsivos no controle das nossas emoções e razões...

    Porém, o interessante nesse equilibrio racional e emocional é que estamos a cada momento testando nossas limitações.

    Um forte abraço carinhoso.

    Solange

    ResponderExcluir
  6. Uma opinião de respeito, embora pareça que certos tipos de emoção venham do inconsciente.
    Matéria difícil. Emoção, razão e intuição.
    Abraço. Jorge

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo Jorge,

    Que bom tê-lo aqui também...

    Você esta certissimo ao dizer que a emoção, a razão e a intuição são matérias de dificil controle ao nosso "eu" interiorizado. Pois, apresentam variáveis de peso 'pesado' para o nosso consciente.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns prezada professora Solange. Gostaria de aprender a ler. As vezes me dá uma vontade de ler vários livros, porém quando começo eu paro no meio do caminho. O que devo fazer para eu me tornar um bom leitor de vários livros.

    ResponderExcluir