quinta-feira, 7 de julho de 2011

A Sala de Aula

A sala de aula é um espaço muito importante para o ensino/aprendizagem em todas as series escolares. Onde a sua importância se concilia a interação dos alunos, onde as normas de conivências se faz necessária para que possamos desenvolver estratégias de ensino diferenciado e, assim termos uma sala de aula viva e produtiva, não necessariamente silenciosa, mas sempre disciplinada.
Ao falarmos numa sala de aula, imediatamente, a imagem que nos vem à cabeça são de quatro paredes, uma grande lousa, carteiras verdes ou pretas, professores e seus alunos.
A sala de aula é um espaço de trocas de informações, que busca pistas de construção ao saber e, que é valioso os papeis das pessoas nessa troca de interação para uma instancia social, uma vez que vamos estabelecer contato com uma imensa diversidade de seres e formas de pensamentos diferentes que precisam ser ouvidas e respeitadas. Onde o que verificamos é a formação das partes de um todo que denominamos "VIDA".
Infelizmente, nos dias atuais, vivenciamos uma sala de aula onde a indisciplina, a violência, o descaso tomou conta do espaço. E, o resultado é um mundo conturbado pela marginalidade e pela falta das políticas pedagógicas mais ativa nas escolas.
O que esperamos, para os dias atuais, de uma sala de aula é uma maior produtividade com participação mais competitiva e ativa e, dessa forma encaminhamos para as "leis" educacionais a responsabilidade de acabarem com os vestígios de uma pedagogia às avessas, pervertida.
Hoje, temos uma educação escolarizada fincada na escola e nucleada no espaço da sala de aula. Não é mais interessante não me recordo se algum tempo foi- termos uma relação pedagógica fincada no "poder".
Dissociar a sala de aula de seu empobrecimento e deterioração brutal é a saída para gerar uma escola de novo tipo, permitindo a sala de aula uma revolução social democrática nas relações entre os professores e os alunos e, no influxo que a relação provocara na transformação da sociedade.
Aí, surge a saudosa lembrança do grande defensor dos oprimidos: Paulo Freire, onde tinha razão ao dizer que ninguém educa ninguém, assim como ninguém se educa sozinho.
As pessoas só aprendem se existir uma pessoa que queira ensinar, da mesma forma que alguém só ensina se houver um individuo predisposto a aprender.
E, nessa reciprocidade do ensinar/aprender, todos nos concluímos que o "educar" é um ato coletivo entre o educador e o educando, pois ambos devem associar, acima de tudo, seus esforços com um só objetivo: o conhecimento e o saber humano.

Solange Gomes da Fonseca

8 comentários:

  1. Solange,
    as vezes as pessoas esquecem que a sala de aula se trata de um ambiente de aprendizado, um ambiente para trocar conhecimentos. Estamos vivendo e presenciando uma grande revolução em nosso País e no mundo. Chegamos em uma nova era na linha do tempo. A era do conhecimento, pais, alunos, professores, governantes principalmente esses deveriam levar o ensino escolar mais a sério. Já que a partir de agora, dependemos totalmente do nível de conhecimento que temos para nos desenvolver.
    Belo texto.
    Kleber J G Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Kleber,

      Essa era a qual você tece com tuas palavras é vista a olho grosso pelos educadores , mas, infelizmente, ficamos impossibilitados de avançar a linha do tempo, num desempenho mais lucrativo e promissor entre o ser humano que ensina aprendeno e aprende ensinando valores...

      Beijos Saudosos!!

      Excluir
  2. Solange,
    o aprendizado é uma troca entre o educador e o educando. Muitas vezes o educador aprende mais com os olhos do educado, e o que disperta o conhecimento em novas cabeças, traduzindo de volta também em conhecimento a quem ensina.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Cissa Romeu,

      É fato veridico que numa sala de aula somos despidos pelos olhares dos nossos alunos , como manequim humano que veste todas as vestimentas do saber... Só que esses alunos não sabem é que somos , apenas, cabide de conhecimento adquirido no nosso desempenho da função do ensino-aprendizagem.

      Agradecida por ler meu artigo.

      Grande Beijo!!!

      Excluir
  3. Solange,
    Na sala de aula é onde se aprende, se educa para a vida, que está mais do que nunca precisando de mentes evoluídas para encarar os avanços da modernidade.
    Excelente o seu artigo. Parabéns.
    Abraço carinhoso,
    Paulo valença

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Paulo Valença,


      Na minha concepção de educadora nata , a sala de aula é o rol de entrada da minha alma...

      É nele que conheço todas as estruturas que darão suporte para o meu desempenho de ensinar e nele que coloco toda as minhas esperanças para a construção de um mundo melhor!!!

      Beijo Carinhoso!!!

      Excluir
  4. Solange, Quando nos colamos a defender a nossa didática em favor dos oprimidos, os menos favorecidos, nos vemos como guerreiros, mas aos olhos dos que nos observa com admiração, chegamos a ser vistos como "anjos" enviados por Deus a salvar "almas" assim que Paulo Freire queria ver as pessoas marchando pelas ruas batendo panelas, reclamando e exigindo seus direitos, Parabens pelo artigo e Parabens pelo Dia do Professor. Um forte abraço,

    Salomão Sobral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Salomão Sobral,

      Mas, no momento em que optamos pela missão de ensinar , já estamos usando as asas de anjos para voarmos sobre as cabeças dos nossos alunos e com chave de ouro abrirmos suas mentes para um mundo melhor e chjeio de esperanças...

      AGRADECIDA pelos votos ofertados ao meu dia!!

      Beijo Grande!!!

      Excluir