quarta-feira, 13 de julho de 2011

Construção do Leitor

A leitura tornou-se um fator principal em muitas vidas, pois contribui para o aperfeiçoamento da linguagem oral, bem como para a qualidade dos textos escritos, sendo uma das formas de se comunicar. Ela é tambem um instrumento de trabalho de grande valia na vida de todos. Para muitas pessoas, a leitura opera grande influencias, uma delas é manter o individuo informado dos acontecimentos e mudanças diarias.
A leitura é um processo no qual se compreende a linguagem escrita. Nesta compreensão estão envolvidos o texto, sua forma e conteudo, como o leitor, suas expectativas e conhecimentos previos. Quando lemos um texto recorremos a tudo o que ja sabemos, isto é, cada componente do texto se relaciona, dialoga com o que ja esta na nossa cabeça.
A leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto. É o leitor que faz o texto ganhar sentido, pois as informaçoes contidas no texto se articulam com as informaçoes de que o leitor ja dispoe. Por isso, o olhar de cada leitor é diferente em função do seu repertorio, do que ele ja sabe sobre o assunto.
Nós lemos para nos informar, para nos distrair, para preparar uma receita, para ficar a par de um acontecimento, para entender as regras de um jogo, para aprender...Enfim, para tornar nossa vida interior mais rica. Sempre lemos para alcançar uma finalidade.
Construir um leitor competente supoe construir alguem que compreenda o que lê, que possa aprender a ler tambem o que não esta escrito, identificando elementos implicitos, que estabeleça relações entre o texto que lê e outros ja lidos, que saiba que varios sentidos são atribuídos a um texto, que consiga justificar e validar a sua leitura a partir da localização de elementos discursivos.
A leitura nos traz hoje uma grande possibilidade de alcançar novos horizontes atraves do desenvolvimento de aptidoes para Construção do Leitor, enquanto ser critico socialmente construído. Dessa forma, ler vai alem da decodificação dos signos escritos e se transforma em produto da interação entre o sujeito leitor e o texto.
O ato de ler é iniciado na escola, a qual tem a função de desenvolver o estimulo a leitura, a busca pelo saber oferecendo meios que venham a seduzir o aluno para um despertar do desejo de conhecer, que por sua vez, lhe proporcionara novos metodos no desenvolvimento intelectual e racional no cenario em que esta inserida.  Esse enriquecimento cultural é adquirido desde o inicio da vida do individuo, ou seja, à formação educacional é desenvolvida na escola, com o auxilio do professor e a qualificação da informação transmitida pela sociedade.
Na sociedade em que vivemos a qualidade da leitura é fundamental para a propagação cultural dos sujeitos em crescimento, e possuem atraves desse fator, sabedoria, criticidade, ousadia, domínio, consciencia e determinação para a construção de novos caminhos. Cabendo a sociedade em modo geral lutar para reverter este quadro reivindicando melhorias no ensino, chamando a atenção dos orgãos publicos e politicos para atender as necessidades como cidadãos atraves de politicas publicas, que atendam as demandas existentes em nosso cotidiano voltadas na melhoria do processo ensino/ aprendizagem do ser humano, diante de seus argumentos inseridos no contexto sociopoliticoeducacional na sociedade.

Ao se questionar as estrategias acionais daqueles envolvidos com a literatura (no espaço escolar ou fora dele), talvez seja possível contribuir para o desenvolvimento de uma visão do ensino de literatura. Uma visão que perceba a Construção do Leitor como uma atividade complexa e multifacetada e, que seja subsidio para uma pratica pedagogica que crie a possibilidade de contestação da natureza das ações no sistema literario. Portanto, a minha preocupação pode ser traduzida na vontade de se construir projetos de ação pedagogica numa perspectiva que visa propiciar uma reflexão constante sobre estes processos e ações.
A intenção seria apreciar a manifestação literaria como um fazer social especifico valorizando-a como manifestação da criatividade humana e, por fim manter vivo do prazer e da diversão envolvida no agir literario, durante o processo de Construção do Leitor.
As vantagens que a leitura revela em nossas vidas remetem às transformações que nos guiam em diferentes espaços é uma atividade que desenvolve a capacidade mental propagando o interesse pelos textos e dinamizando o habito da leitura.
O objetivo do texto construido é conscientizar e mostrar as dificuldades que as pessoas tem em fazer uma leitura e como as instituiçoes escolares deixam a desejar na educação, pois se essa não estiver unida à biblioteca faz com que a mesma pereça na disseminação de informação, e sem o uso desta os educadores encontram certa dificuldade em construir leitores criticos. A precariedade das bibliotecas escolares em relação ao ensino no Brasil apresenta problemas estruturais e politicos e, faz desse assunto uma problematica nacional.
Para que possamos construir leitores devemos conscientizá-los que o texto é a manifestação lingüistica produzida num dado momento historico, marcado pelas ideias da sociedade da epoca, para atingir um determinado objetivo. Ele é o produto da atividade oral ou escrita que forma um todo significativo e acabado, qualquer que seja sua extensão.
O que caracteriza um bom texto é a textualidade, ou seja, a unidade de sentido que um conjunto de palavras encerra. Portanto, um bom texto deve ter unidade tematica e estrutural. Assim, um conjunto de frases isoladas não pode ser considerado um texto, pois não forma um todo significativo.
Os textos que são lidos constituem toda forma social de construção cultural: um texto teatral, um texto didatico, um texto de telenovela, um texto publicitario, que sejam possiveis de compreensão e atribuiçoes de sentidos. Pra atribuirmos sentidos ao texto faz-se necessário, fundamentalmente, utilizar-se a historia de vida.
O jornal, a publicidade, o poema, o texto literario constituem-se em mosaicos. Uns são textos informativos necessarios as construçoes dos conhecimentos culturais, portanto de fruição; os outros são de lazer, de prazer, de descoberta, aqueles que mantem o leitor em estado de perenidade.
Para finalizar o artigo deixo um desejo, como educadora e acreditando num mundo melhor para todos os cidadãos: “quem dera o processo de alfabetização garantisse leitores e, assim, esses leitores atribuissem sentido, atraves de sua historia de leituras na comunidade e na escolaridade que vive”.

            REFERÊNCIAS
. BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues. A imagem do aluno leitor pelo professor: entre discurso e a pratica pedagógica. In: JUSTINO, Luciano Barbosa. Joachim, Sebastien. Representações inter/intraculturais (literatura/arte e outros domínios). Recife: Livro Rápido, 2008.
.A Linguagem e o Homem. Curitiba. SECE/Biblioteca Publica do Paraná, 1985.
. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. Brasília, 1998.

. RIBEIRO, Maria Solange Pereira. Desenvolvimento de coleção na biblioteca escolar: uma contribuição à formação critica sociocultural do educando. Transinformação. São Paulo, V.G, n. 1/2/3, pgs. 60-73, Jan. /Dez. 1994.
. SOARES, Magda. Uma proposta para o Letramento. Ed. Moderna, 1997.
. VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem: São Paulo: Martins Fontes, 1979.

   
Sobre a autora:
Solange Gomes da Fonseca.
Especialista na Linguagem;
Graduada em Português/ Literatura;
Professora/Pesquisadora.

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