quinta-feira, 7 de julho de 2011

CIRANDA DE RODA OU ENSINO/APRENDIZAGEM ???

Solange diz que: "A soma acadêmica e intelectual que buscamos para publicarmos assuntos pautados no dia-a-dia dos educadores e educandos, só nos fortalecerá e nos abrirá horizontes para cada vez mais idéias e benevolência nas buscas que fazemos para, através dos nossos textos, acrescentarmos o potencial de uma Educação que se faz presente em nossas escolas brasileiras, e assim, crescemos juntos com todos os cidadãos que merecem uma oportunidade de fazer a grande diferença num país que irá em 2014 / 2016 receber povos de culturas diferentes e etnografia intercultural para enriquecimento e registro de um país que , ainda, se arrasta nos verdes mares e nos céus azuis de uma FUTURA NAÇÂO que merece ter seus privilégios e oportunidades valorizadas como UM TODO e para UM TODO!!!"

Segue a Crônica:

“CIRANDA DE RODA OU ENSINO-APRENDIZAGEM?”
••"A fase pré-escolar e de alfabetização entram no mundo da criança, assim como a criança entra no mundo das brincadeiras e fantasias... "••
Os jogos e brincadeiras se forem explorados pelos educadores da Educação Infantil como manifestação corporal, terão muito mais significados e serão mais apreendidos, contribuindo dessa forma para sua formação integral. Caso contrário, o Joãozinho, que mora num prédio no Centro da Capital, cercado por concretos e elevadores, dará maiores preocupações na escola da primeira infância. Não aprendeu a correr, saltar, rodopiar... E será uma criança com dificuldades para ler ou escrever...
••Aí é que a Psicomotricidade entra para ajudar o Joãozinho nas atividades lúdicas, realizadas, através das atividades psicomotoras, no sentido de desenvolver a criança integralmente em sua vida escolar. ••
Mão a obra educadora da primeira infância: Vamos levar não só o Joãozinho, mas, também as outras crianças a descobrir suas habilidades de saltar, correr, trepar”, etc...”. Desenvolvendo suas formas de expressão corporal que vão auxiliar na formação de um ser humano por inteiro.

O ensino-aprendizagem terá um melhor resultado para as caminhadas das aprendizagens triviais, se antes nos preocuparmos em alfabetizar a linguagem do corpo.

Vamos educadores, orientar e transformar nossa sala de aula num espaço onde o que se busca é o compromisso com o pequeno aluno cidadão, através da contribuição da psicomotricidade no ensino-aprendizagem na alfabetização escolar.

O êxito da alfabetização não depende de um método e nem do livro didático, mas da postura, da segurança e do comprometimento do educador, no conhecimento que as práticas psicomotoras podem transformar sua sala de aula num ambiente alfabetizador harmonioso.

A crônica apresentada para alfabetização escolar, permeia um “olhar” profundo para novas formas de tornar eficaz e prazeroso o processo de alfabetização.
Solange Gomes da Fonseca

Um comentário:

  1. Você sempre escreve tudo com a maestria e competência que lhe é peculiar
    Beijos

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