sábado, 3 de setembro de 2011

As Crianças da África: um aprendizado novo para um novo amanhã...

O texto nasceu, após contribuir com o convite de uma ciranda nas escritas literárias e poéticas da nossa colega/poeta Beti Martins, que nos traz na alma a responsabilidade de sermos mais um a cada novo dia, a cada um novo amanhã, nas condições humanas dignas de fazermos toda a diferença a todos os povos...

O mês das crianças se aproxima e com ele a dor de escutarmos e vermos, através dos noticiários as “nossas” crianças africanas, nossas porque somos todos perante o PAI irmãos cristãos, abandonadas, famintas, maltratadas e desprezadas pelo mundo.

A desigualdade espalhou-se na humanidade e trouxe aos olhos do mundo as crianças africanas. Daí, como um ser humano que trilha seu caminho nas palavras divinas da justiça e do respeito às condições físicas, morais, psicológicas e éticas, que formam o humano na íntegra, fico a me questionar: “cadê o amor que vence a idolatria africana???” Será que é DEUS eu permite isso: miséria, fome e aids??? Não...Não é DEUS, porque Ele é amor e bondade aos olhos da humanidade. Porém, com os mesmos olhos analiso que DEUS é bondade, amor, justiça e juízo. Mas, nos mostra que no caminho bíblico houve um dilúvio com a destruição de Sodoma e Gomorra, onde muitas crianças inocentes morreram... Talvez, por isso, que o mundo africano viva um pedaço desse JUÍZO FINAL!!!

O texto tem como prioridade sensibilizar a generosidade escondida atrás de cada alma, ao pedir aos homens que se lembrem dessas crianças africanas que sofrem com as diferenças: sociais, econômicas e culturais. Pois, o organismo das Nações Unidas salienta a forte crise no país do continente africano, e espalha ao mundo crianças com suas vidas em perigo, mas que na realidade dos fatos, nada sai do lugar para salvar essas vidas inocentes.
Oro para que, nessa ciranda de solidariedade o AMOR, a FÉ, o RESPEITO e a HUMANIDADE CRISTÃ possa tocar os corações e valorizar a maneira de agir, pensar, sentir de um povo, através das suas desigualdades e enriquecer os corações para um desafio maior do conhecimento humanitário e soberano.
Porque acredito, que todos os sinais do JUÍZO FINAL, também este não desperta mais do que poucas manifestações de lamento e de desagrado ao mundo. É outra das desgraças que se abala na Humanidade.
Jamais, esteve previsto nas determinações do CRIADOR, que o homem conhecesse privações e penúrias materiais durante sua passagem pela Terra. Mas, chego à conclusão que pode ser esse sofrimento das crianças africanas, um diagnóstico dos problemas do ‘homem’. Já que nos permitem visualizar com maior clareza os efeitos terrenos do atuar errado na criatura humana.
Numa consequência inevitável dessa desproporção da pobreza crescente e da fome permanente, segundo os noticiários, esta a razão da fome e da miséria atingirem integralmente, todas as crianças africanas, devido à sistemática agressão humana a natureza, a decorrência direta desse desligamento voluntário, que vem já de milênios.
A miséria e a fome, em vários graus, aumentam em toda a Terra. Da subnutrição crônica a morte por inanição, da queda do padrão de vida, a falta de moradia e vestuário, tudo fruto da atuação humana errada na sua criação. Por isso, a cura dessas mazelas só vira, quando o homem reaprender a viver de maneira certa. Mas, isso acontecera forçosamente, após a construção do JUIZO FINAL, da conscientização do homem por um mundo de respeito aos direitos alheios e as suas próprias formas egoístas de ver um mundo com, apenas um olhar: o olhar para dentro de si mesmo!!!
Assim, como já fora no principio a Terra voltara a ser um lugar paradisíaco. Não por obra do ser humano corrompido, mas por intervenção do CRIADOR!!!
Há histórias que nos atingem mais profundamente, e nos faz sentir a dura realidade das crianças africanas, aqui retratadas como se estivéssemos no lugar delas. Outras histórias são um pouco mais frias e distantes, mas também se prestam a denunciar irregularidades, erros, descaminhos e problemas que abreviam a infância e forçam muitas e muitas crianças a amadurecerem prematuramente as custas de grandes sofrimentos, deixando de cirandar na roda do lúdico a cantiga de um grande aprendizado a cada novo dia, a cada novo amanhã...
Que cantemos em louvor as crianças da África: A CIRANDA DO SOCORRO:

                  "Ciranda, cirandinha, vamos todos ajudar...
                  Vamos dar a meio olhada e vamos lá colaborar...
                  O anel que nos une esta no espelho da alma e o amor que nos liga, nunca vai se acabar...
                  Por isso, meu povo amigo... Vamos entrar nessa ciranda e dá adeus ao sofrimento das crianças africanas..."

Solange Gomes da Fonseca

2 comentários:

  1. Caríssima Solange,a sua contribuição na área lítero educacional em qualquer território,para qualquer povo caracteriza-se como um alimento.Ao redor do mundo,as pessoas que leram ou lerão o seu importante e humanistico texto,perceberão que a doação,em qualquer lugar,de qualquer maneira é o ato de amor maior.
    Não é mais possivel,minha amiga,que em pleno século XXI,terceiro milênio,onde a comunicação,as ciências,todas elas estão numa dinâmica ímpar,o homem-ser humano-,ainda seja tratado como bicho por conta dos interesses econômicos e por ideologias fraqcassadas que fazem com que alguns olhem com desprezo para uma grande maioria de pessoas nuas,subnutridas,aidéticas como se nada fossem,sem terem um menor sentimento de humasnitariedade para com aqueles que são irmãos,também.
    Haá tanto dinheiro no mundo,mas há tanta dor,há tanto desprezo pelos menos abastados,que são os nossos cristos de cada dia,sem que os povos mais poderosos se apiedem deles,a não ser quando existe um interesse que para eles é maior do que o bem-estar de gentes.
    O seu texto,que vem cantado como uma ciranda é a reflexão que nos enleva.Digo sempre que não é apenas dizer em cantos que a mama África existe.É fundamental que lutemos com as nossas armas,pela redenção de um povo que ,de um continente que é o nosso principio de vida.Parabéns,caríssima amiga.Viva a África sem mortes por fome e aids.Viva a África pela grandiosidade de sua gente,pelos homens,mulheres,crianças e velhos que estaão pedindo socorro a cada nascer do dia e ao sol crepuscular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo iluminado Cezar Ubaldo,

      Tuas palavras a minha pessoa são sempre de grande incentivo e fortalecimento para que eu continue utilizando a unica arma do meu conhecimento: AS LETRAS ESCRITAS...

      Quanto ao povo africano é preciso que os CORAÇÔES HUMANOS sejam tocados por DEUS!!

      Bjns.

      Excluir